Organização
• os elementos são denominados Pioneiros e as suas idades entre os 14 e os 18 anos;
• os Pioneiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
• o grupo de todos os Pioneiros chama-se Comunidade e terá 2 a 5 Equipas;
• cada Equipa tem o nome de uma personalidade, um Santo da Igreja, pioneiro da Humanidade, ou herói nacional, designado por Patrono da Equipa;
• o patrono da III Secção é São Pedro;
• o patrono da Comunidade nº x é São João de Brito;
• a atividade típica das Comunidades de Pioneiros, organizada segundo o Método de Projeto, denomina-se Empreendimento;
• a cor representativa desta secção é o Azul;
CONSTRUIR O AMANHÃ
O Escutismo é uma atividade em que o crescimento do indivíduo se faz promovendo compreensão sobre o mundo que nos reodeia, o auto-conhecimento e a nossa relação com Deus.
Etapas do progresso

QUEM É O PIONEIRO?
É aquele que, depois da descoberta do mundo que o rodeia, é assolado por um sentimento de insatisfação, de um ímpeto de fazer diferente, de mudar, de inovar, que o leva a soltar-se do que considera supérfluo para pôr mãos à obra na construção e concretização do seu sonho, das suas ambições.
Nesta tarefa preocupa-se em conhecer o que há, em saber o que já foi feito por outros, em conhecer e melhorar as suas próprias capacidades, em adquirir as ferramentas de que precisa. Reúne, a seguir, as vontades para o seu empreendimento. O Pioneiro prefere trabalhar em equipa, em conjunto, e o seu querer e o dos outros é capaz de, realmente, transformar, inovar, construir.
O Pioneiro é o insatisfeito, o que primeiro inova e primeiro constrói a comunidade.
Reconhecemos este perfil em Pedro, o pescador de homens e construtor da Igreja nascente, reconhecemo-lo nos primeiros navegadores e nos primeiros colonos das novas terras do Novo Mundo, mas, também, nos primeiros astronautas, nos cientistas e nos investigadores da modernidade, e nos artistas inovadores.
O QUE NOS GUIA?
Jesus é o sinal da chegada à Terra Prometida, o estabelecimento da Nova e Eterna Aliança, que marca o início de um tempo novo. Cristo, com palavras e obras, inaugura na terra o Reino de Deus e institui a Sua Igreja para ser portadora desta novidade.
Pedra viva do Templo do Senhor, és chamado a assumir o teu lugar na construção dessa Igreja, colocando os teus talentos ao serviço da Comunidade e assumindo a tarefa de ser construtor. O desafio é que sejas capaz de ultrapassar as tuas perplexidades, compreendas a grandeza do amor de Deus e te assumas como cristão convicto e atuante.
É para facilitar a plena vivência da fé que o patrono da III Secção é São Pedro.
Apóstolo escolhido por Cristo para presidir à Igreja nascente, São Pedro é tão importante quanto humilde. Foi Deus quem quis tornar forte o que antes era fraco e, apesar das limitações e debilidades humanas deste Apóstolo, quis com ele empreender a obra grandiosa de construção da Igreja de Cristo. Nesse sentido, São Pedro é pioneiro de um tempo novo, o tempo da vida «com Cristo», o tempo das primeiras comunidades que partilharam os ensinamentos do Filho de Deus.
São Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja se começou a erguer e, nesse sentido, ele foi, sobretudo, construtor de comunidade. Em seu redor surgiram outros que, atraídos pelo seu testemunho de vida descobriram a presença do Senhor Ressuscitado na Igreja, Seu Corpo.
São Pedro mostra-nos o sentido comunitário da vida e motiva-nos a pôr a render os nossos talentos, em vista do bem comum, com o sentido último de ajudar a construir na terra o Reino dos Céus.
SIMBOLOGIA
Gota de Água
É símbolo da pureza que vem de Deus.
É, também, o símbolo de ti próprio, jovem, pessoa, indivíduo.
É transparente, como tu — contigo próprio e com os outros.
É, também, alento e alimento para os que te rodeiam. Tu consegues fazer parte de um grupo, e, assim, juntas-te a outras gotas e tornas-te torrente.
A Gota de Água mostra-te o SABER.
O saber-Ser, o saber-Estar, o saber-Fazer e todos os outros saberes que vêm ao cimo, resultado do combate que tu travas contigo próprio pela marca da individualidade.


Rosa dos Ventos
É símbolo do rumo certo, da boa escolha, da decisão ponderada, daquele que encontramos quando seguimos o projeto de Deus.
É símbolo da tua vida de pioneiro, das tuas escolhas, da tua atitude, do que queres dos outros.
Tu procuras tomar sempre o rumo certo, e estar preparado para optar, para escolher
A Rosa dos Ventos mostra a tua atitude de portador de vontades, agregador de desejos e de disponibilidade. A Rosa dos Ventos salienta o QUERER.
A importância da escolha, das suas consequências, mas, também, a importância da vontade, da disponibilidade.
Machada
É símbolo da construção, da ação, da transformação do mundo segundo a vontade de Deus.
É o teu potencial, as tuas capacidades, a tua energia transformadora, o resultado final da combinação do que queres com o que sabes…
Tu estás apto a fazer, dominas a técnica, consegues converter o sonhador, o desejado, em matéria, em realização e realidade.
Com a Machada encontramos o AGIR.


ICTHUS
É símbolo da presença de Jesus Cristo, entre os homens. O peixe simboliza Jesus Cristo – a palavra peixe, em grego, escreve-se ICTHUS 2, que foi, pelos primeiros cristãos perseguidos, adotado como acróstico de Iesus Christos Theou Uios Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador), e símbolo secreto de identificação mútua.
É para nós, também, o símbolo da evidência e da materialização de Deus à nossa frente, como alimento do corpo e da alma, assim como, símbolo do patrono, São Pedro, um pescador que, convertido, se tornou pescador de homens e testemunho da construção do novo reino inaugurado por Cristo.
Procuramos que, para ti, o Pioneiro, o ICHTUS seja símbolo de fé, mas também de lógica e racionalidade assente na «materialização» de Deus em Cristo, pois fé e razão não se contrapõem.
Procuramos, com o ICTHUS, salientar o ACREDITAR consciente.
Lei 1 – A Honra do Escuta inspira confiança 2 – O Escuta é Leal 3 – O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa ação 4 – O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas 5 – O Escuta é delicado e respeitador 6 – O Escuta protege as plantas e os animais 7 – O Escuta é obediente 8 – O Escuta tem sempre boa disposição de espírito 9 – O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio 10 – O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Princípios 1 – O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida. 2 – O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão 3 – O dever do Escuta começa em casa Divisa Sempre Alerta | Oração do Escuta Senhor Jesus, Ensinai-me a ser generoso, A servir-Vos como Vós o mereceis, A dar-me sem medida, A combater sem cuidar das feridas, A trabalhar sem procurar descanso, A gastar-me sem esperar outra recompensa, Senão saber que faço a Vossa vontade santa. Ámen. Promessa Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por: – Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria; – Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias; – Obedecer à Lei do Escuta |
Para mais informações consulte: http://pioneiros-marinheiros.escutismo.pt